4 de outubro de 2017

CDS, o partido do Sidónio

O CDS é, hoje, o partido do Sidónio; como já o foi do Guardado, do Abreu João, do Pessa, do Falcão... Ao contrario de outros, o CDS tem esta (in)capacidade de mudar frequentemente de figura, mas não muda de registo. Por isso, continua a ser um partido em busca de sentido, de clareza e de afirmação num terreno inóspito para flores de estufa.
O CDS – e não só - padece do mito de Sísifo, uma personagem da mitologia grega que foi condenada a repetir sempre a mesma tarefa de empurrar uma pedra até o topo de uma montanha, sendo que, cada vez que estava quase a alcançar o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida por meio de uma força irresistível, invalidando completamente o duro esforço despendido. A situação só não é idêntica porque o CDS não dá mais que uma volta à pedra, mas continua a executar a sua tarefa, de quatro em quatro anos, sem sentido e sem resultados. Um absurdo, mas o que é a vida, para a maioria, senão isso.
De vez em quando, o CDS - tal como outros – regozija-se por ter conseguido colocar a pedra no primeiro socalco da montanha. Mas mal se descuida, a pedra desliza para o ponto de partida. Foi assim em Abiúl: a uma vitória inesperada seguiu-se uma derrota impiedosa (3%).  
É tempo de os líderes políticos locais, e os candidatos a sê-lo, se consciencializarem que o poder se conquista com estratégia, organização e DISCURSO. O resto é empurrar a pedra.

1 comentário:

  1. Amigo e companheiros,
    É assim!
    O Padre António Vieira pregava que “O mar está tão perto que os peixes bem me ouvirão”.
    E apoiando-se em Santo António, afirma que o Santo não se rendeu a semelhantes partidos. “Pois o que fez? Mudou somente o púlpito e o auditório, mas não desistiu da doutrina. Deixa as praças, vai-se às praias; deixa a terra, vai-se ao mar, e começa a dizer em altas vozes: Já que me não querem ouvir os homens, ouçam-me os peixes”.
    “Ao menos têm os peixes duas boas qualidades de ouvintes: Ouvem e não falam”.
    Como lembrava Aristóteles, apenas os peixes são criaturas não domesticáveis.
    Estamos perante o Bem e o mal.
    Saúde e Fraternidade

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.