28 de setembro de 2017

O céu é o limite


A dois dias do final da campanha, eis que chegou hoje à estrada mais um camião - o de Narciso Mota. Afinal, é a ele que se deve esse símbolo maior das Meirinhas, que entrou pela primeira vez em acção nas eleições de 1993, quando um desconhecido aqui chegou e ganhou a Câmara para o PSD. Custa a crer que nessa altura o PS reinava com maioria folgada (de 5-2); que a sede de campanha de Armindo Carolino ocupava um andar no edifício dos Arcos, que havia brindes diversos, caravanas a fazer lembrar as que hoje conhecemos como "onda laranja". Tudo isso foi há muito tempo. Depois, o PS definhou e Narciso deu cinco maiorias absolutas ao PSD, pintando de laranja todo o concelho. Até que ficou azul, como agora se apresenta ao eleitorado, numa campanha que vive dele e para ele. Que não tinha necessidade nenhuma de fazer estes números deprimentes, de entrar no jogo infantil de contar cabeças e espingardas. Para isso já basta o regabofe de outdoors, as lonas que crescem de dia para dia, os carros a reproduzirem-se por toda a parte. Não haja dúvidas: há aqui dinheiro que nunca mais acaba. 
Talvez no meio da obsessão pela maioria absoluta - que tomou conta do exército laranja - não haja espaço para ver a linha que separa a comunicação da poluição, de como se revela obscena a quantidade de propaganda que todos os dias cresce e se multiplica. E depois há os manjares de Pedro Pimpão, as festarolas nas aldeias com febras e pinga, abrilhantadas não por Graciano Ricardo (o artista é um verdadeiro artista...) mas por outro ícone da cultura show business - Vânia Marisa.
Pobre povo o nosso, que em 2017 se sujeita a isto, embalado por duas cantigas.
Pobre povo o nosso, que veste a camisola conforme a situação, todo contente por ser figurante deste espectáculo. 
Daqui por uns anos, quando a história contar como se gastaram milhares nesta campanha, em que Pombal tem uma fatia curiosa, ficará o registo: não aprenderam nada com o Marcelo. E por isso, o resultado será outro...

1 comentário:

  1. Paula Sofia, a amiga adivinha coisas ou tem informação privilegiada ? "O céu é o limite" tem a ver com a surpresa de amanhã por parte de uma Candidatura ? Tive informação que amanhã vai-se acabar a campanha por terra...mar e ar.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.