28 de agosto de 2017

Época de colheitas

A colheita é o resultado da sementeira, ou melhor dito: da forma como se cuidou dela. No limite, quem não semeou não colhe, e quem desmazelou a sementeira pouco colherá.
A arte da semeadura é mais complexa do que parece. É um processo longo: começa na escolha do que, onde e como semear; continua com a preparação do terreno, sementeira propriamente dita e respectivo acompanhamento (limpeza, fertilização, rega, …); e termina, um ano depois (ou vários, no caso das plantações), com a recolha da colheita e o seu usufruto. Esperar colher alguma coisa de terrenos inférteis, abandonados, ou de terrenos férteis, onde nada se semeou, é tontaria. Os agricultores - mesmo os menos instruídos - não acreditam nesse tipo de “milagres”, sabem que nada podem esperar do destino, que a colheita é sempre o resultado de muito trabalho, dedicação e saber-feito no terreno através da tentativa-erro. Mas nos dias que correm, há muita gente que não pensa assim, que acredita que as coisas acontecem por um estalar-de-dedos; não semeia, ou semeia de manhã para colher à tarde; menospreza a natureza das coisas; e, ainda assim, espera resultados! Desconhecem que só no dicionário é que o “R”, de Resultado, vem antes do “T”, de Trabalho; na vida real o Resultado vem sempre depois do Trabalho. Mas trabalho feito com algum fito, algum método, alguma competência e alguma avaliação. 

6 comentários:

  1. Tem sido a sina deste PS: chorar o fraco resultado, esquecendo a paupérrima sementeira que fez. Dia 1 de Outubro, para mal do concelho, nao será diferente.
    Digo que é para mal do concelho porque um PS fraco permite um PSD arrogante e deixa-nos a todos coxos de alternativa.
    Não é de agora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gabriel...Não percebo onde está a palavra PS no texto ? Não será antes PCP ? Nestas Autárquicas irá perder o Dep. Municipal para o BE e vai bater no fundo em numero de votos. O amigo como simpatizante deste Partido devia ficar preocupado...

      Eliminar
    2. Tão assertivo, Nuno Grabriel...as usual.

      Eliminar
    3. Para 2021 vai ser diferente! Era o que diziam antes e deve ser o que estarão a prometer agora.

      Eliminar
  2. Subscrevo na integra o texto em discussão

    ResponderEliminar
  3. Antonio Roque, o argumento ilustra aquilo a que me refiro.
    O PS demitiu-se da sua responsabilidade de ser alternativa.
    Ja agora, nao vejo que a troca de deputado PCP por BE belisque algo do que escrevi.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.