16 de julho de 2017

O desfalecimento de Pombal vê-se bem pela taxa de natalidade

O desfalecimento de Pombal é evidente em todos os indicadores económicos ou sociais.
Os indicadores demográficos são os mais eficazes a captar a realidade e a tendência de longo prazo. 
O Eurostat divulgou as estatísticas sobre a taxa de natalidade referentes a 2016. De entre os concelhos do litoral, com costa, Pombal apresenta a pior taxa de natalidade - com clara tendência de descida. Só Alcobaça, Cantanhede, Mira e Caminha estão no mesmo grupo - 5,6 a 6,6 nascimentos por mil habitantes.

Mais palavras para quê? Os nascimentos não enganam. 

6 comentários:

  1. Eles sabem que isto é verdade e que é fatal, Adelino Malho. Ouvi com toda a atenção o (longo) discurso do Pedro Pimpão na apresentação da sua candidatura à Junta de Pombal. Foi o que retive. A preocupação em "fixar pessoas". O pior é que não vejo qualquer sinal, vindo de quadrante nenhum, para inverter a curva.

    ResponderEliminar
  2. A realidade é muito abusadora: podem negá-la muito tempo mas acaba sempre por ser o que é. É um problema de difícil resolução porque é (demasiado) estrutural. Deveria ter sido atacado quando se começou a manifestar, há 10 ou 15 anos. Mas as esforços foram só para o fomento do falso associativismo, agora nem uma coisa nem outra.
    O Pedro Pimpão é um lírico que tem o sonho de nos fazer todos felizes.

    ResponderEliminar
  3. Números são números e quanto a isso nada a dizer. O mais grave é que a natalidade decresce em todos os concelhos deste País o que revela a ausência de uma política governativa capaz de promover a natalidade.
    A crise económica obriga as famílias a gerir os seus recursos económicos,
    cada vez mais curtos, e a um planeamento familiar mais eficaz. Com será possível um casal jovem com dois ordenados mínimos, pagarem renda de casa, água, luz, gás e pagarem a consulta de pediatria? Tenho ideia que em tempos o Farpas abordou a questão da natalidade e eu mantenho a mesma sugestão: Os municípios devem atribuir subsídio de natalidade em função do número de filhos que dê para pagar uma boa parte as roupas da criança até uma determinada idade.

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos. A baixa taxa de natalidade só existe no concelho de Pombal? Ou também existe noutros concelhos? A Câmara Municipal de Pombal também gere os outros concelhos? Ou a baixa taxa de natalidade dos diversos concelhos deve-se à atuação do poder central e sobretudo a diversos outros factores (geográficos, económicos, sociais, culturais, familiares, etc.).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a semana o diagnóstico social do concelho de Pombal será apresentado em sede da CLAS. Será com certeza colocado on-line. Recomendo leitura.

      Eliminar
  5. JGF,
    Como deves saber, a baixa natalidade é um indicador demográfico muito relevante porque nos diz muito sobre a realidade socioeconómica de uma região/autarquia. Assim, a baixa natalidade indica que a população em idade fértil – a mais dinâmica - tem pouco peso na população geral ou, em menor grau, não sente condições para ter filhos. É isso, exactamente, o que se passa em Pombal.
    Perguntas: - a baixa natalidade existe só em Pombal? Não (o post - em parte – já te respondia, não sei porque perguntas), mas é o concelho do litoral, com costa, que tem a pior taxa de natalidade (juntamente com os que indiquei no post). Repara que nem estou a comparar Pombal com os concelhos do interior; onde, existem muitas e boas surpresas. Até o litoral alentejano está melhor do que Pombal. Repara bem ao estado a que o PSD levou o concelho charneira!
    Perguntas, também: - se a CMP também gere os outros concelhos, com baixa taxa de natalidade? Mas que pergunta mais escusada…! Isto é um assunto demasiado sério. Há dez anos fiz uma intervenção na AM (deves-te lembrar) onde alertei para o desfalecimento de Pombal. Ridicularizaram a coisa. Nessa altura, a realidade já era bem visível. Agora até um cego a vê (e a sente).

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.