17 de abril de 2017

E a transparência, Diogo? (III)

No que se refere às obras públicas por ajuste directo as irregularidades são mais graves. A auditoria da Inspecção Geral das Finanças (IGF) constatou o seguinte:
- “O critério utilizado para verificação do cumprimento da acumulação por empreiteiro, não se encontrava devidamente densificado e não resultava dos respetivos processos qualquer documento ou outra evidência de que esse risco tenha sido acautelado”.
“Insuficiente demonstração, nos ajustes diretos, do critério utilizado e do controlo do valor acumulado por empreiteiro”.
- A diversificação de consulta/adjudicações a diferentes empresas era meramente aparente, em alguns processos de empreitadas, uma vez que foram identificadas situações em que os titulares dos órgãos sociais eram as mesmas pessoas e em que a sede social também era a mesma. Esta prática assume especial gravidade no caso dos ajustes diretos, por potenciar uma subversão à regra legal que visa limitar a adjudicação ao(s) mesmo(s) empreiteiro(s) após consulta formal a vários.”
“Consulta a diversos empreiteiros cujas empresas integram pessoas com identidade coincidente nos órgãos sociais e/ou a mesma sede.” 
Eis a confirmação daquilo que os observadores mais atentos e informados sabiam mas não podiam afirmar publicamente: relação promiscua com empreiteiros.

3 comentários:

  1. Adelino Malho....Andas a pregar aos peixes... pois o povo quer lá saber disso, quer é a obra feita e subsídios...Com papas e bolos se enganam os tolos. Cá para nós que andamos nisto já á mais de 20 anos, toda a gente sabe que as campanhas tem de ser pagas e que não são os políticos que as pagam do próprio bolso. O bolso do politico só abre para entradas e nunca para saídas de capital.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que estás enganado, Toninho. Basta vermos o alcance que estes post têm tido, nomeadamente no fb, para perceber como é que isto mexe com a populaça.

      Eliminar
    2. Paula Sofia Luz...Se isso se manifestar em votos na urna e acabe com a "Ditadura Democrática" do laranjal Pombalense era um sinal que o povo está atento... mas olha que as ultimas sondagens que tive acesso eles ainda vão á frente...sem maioria mas vão.

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.