16 de dezembro de 2015

Politécnico ou Académico

Em Leiria, uns quantos opinion-makers têm procurado lançar um movimento para transformar o IPL em Universidade. Já conseguiram, pelo menos, uma coisa: envolver as estruturas partidárias na polémica – os partidos, despidos como estão de pensamento estruturado, salivam imediatamente quando pressentem movimentações. O caminho para o desastre está traçado.
O IPL conseguiu, na última década, credibilizar uma oferta educativa dirigida à região e com alguma qualidade. O que menos necessitava nesse trajecto era de uma polémica gratuita e de uma alteração do seu código genético e do trajecto que o tem conduzido a algum sucesso.
Bem sei que é legítimo que uma instituição queira saltar de patamar, mas é isso necessário, exequível e virtuoso? Tenho dúvidas, muitas.
Por um lado, Portugal não necessita de mais Universidades, tem, até, demais; e as que tem são de pequena dimensão quando comparadas com as congéneres europeias, com quem competem, nomeadamente no ensino pós-graduado. A tendência a que se assiste é para a diminuição do número de Universidades, movimento já concretizado em Lisboa, com a fusão entre a UL e a UTL, e, pelo que ouvi, passo já admitido entre as Universidades de Coimbra e Aveiro, e inevitável para as Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Beira Interior.
Por outro lado, actualmente, é mais importante diversificar ofertas educativas do que padronizá-las.
Em resumo, em vez de transformar o IPL em Universidade talvez fosse mais adequado aproximá-lo da Universidade de Coimbra. Mas desconfio que os orgulhos e interesses de paróquia não o permitirão.

1 comentário:

  1. O Português, apesar de ter sido vendido pelos defensores e utilizadores do (des)Acordo Ortográfico, ainda nos permite utilizar expressões que eliminam a necessidade de estrangeirismos. Como tal, a expressão opinion –makers) poderia e deveria ser substituída por formadores de opinião.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.