9 de julho de 2014

Um dia histórico

Hoje, algo de histórico ocorreu em Pombal: uma obra emblemática do regime foi demolida antes de ser inaugurada! E a decisão foi tomada por aqueles que a aprovaram e a defenderam durante muito tempo. Surpreendente? Nem tanto, porque, entretanto, muita coisa mudou: no poder e na realidade quotidiana. “A terra move-se”, como afirmou Galileu.
Nos últimos anos, Pombal perdeu habitantes mas ganhou cidadãos. Tem hoje mais homens e mulheres livres. Sentimo-lo em crescendo, através das manifestações de incentivo, da partilha de informação comprometedora, da disponibilidade para agir.
Hoje, muita gente aplaude a decisão de demolir o “urinol”. Mas foi mais uma imposição (da comunidade) do que uma decisão por convicção. Fizeram bem em assumir o erro. Mas há mais para assumir.


PS: Esta semana houve mais demolições. Na Rua de Albergaria as passadeiras em pedra foram arrancas e estão a ser reconstruidas.

8 comentários:

  1. A coragem para assumir o erro e emendar a mão é notável. O episódio deve servir também para reflectirmos sobre as consequências do unanimismo e da falta de coragem em contrariar a voz do dono, mesmo quando a consciência diz uma coisa e a disciplina partidária diz outra. Entretanto, a decisão foi gravada e vale a pena ver e ouvir.
    http://www.pombaltv.pt/index.php/informacao/8-informacao/108-demolicao-do-quiosque-do-cardal-aprovada-por-unanimidade

    ResponderEliminar
  2. Sim, finalmente aquela obra vai a baixo ou talvez não...havia até possibilidade de se fazer qualquer coisa pelo edifício para que vocês todos que pagam impostos não ficarem lesados , assim, indo a baixo terão que pagar...o que é uma pena.
    Para mim nunca aquela obra me fez confusão! foi mais uma arma de contenda pessoal do que outra coisa, há outros assuntos que eu considero muito mais importantes para reflectir, nomeadamente a necessidade de sinalização ou de uma rotunda junto à Repsol; fazer como algumas camaras do interior estão a fazer nomeadamente fazer-se parcerias com empresas estrangeiras e fazê-los vir para cá uma vez que dispomos de áreas para suporte,Isso é importante - Vimos esta semana o Deputado Pedro Pimpão e João Matias a discutir assuntos sobre as empresas em Pombal mas, infelizmente os assuntos discutidos nunca chegam a este ambito, entre outros e...Pombal merece,nós merecemos. Em relação ás passadeiras na rua de Albergaria, meu Deus eu estive lá e considero aquilo uma aberração...Engenharia da treta, HST sem comentários...

    ResponderEliminar
  3. Como vice-presidente concorda em construir (assobia para o lado), como presidente concorda em demolir (não assobia para o lado). A isto chama-se cobardia. Vamos exigir a responsabilidade política e pessoal desta gente, isso sim seria histórico. É um comportamento completamente inadmissível, estamos a falar de dinheiros públicos. Merecem o desprezo de todos nós. Dinheiro público...entende senhor presidente da comissão de festas (com o Quim barreiros cabeça de cartaz)...neste caso não se assobia, respeita-se.

    ResponderEliminar
  4. A demolição da dita cuja obra , será ou não, uma manifestação de humildade democrática ? Os que estavam a favor da dita, agora votaram a sua implosão, segundo ouvi dizer. Com votos de arrependimento .

    ResponderEliminar
  5. Não é hulmidade, é pura estratégia política. Está a tentar "entrar a gosto" do povo porque "gosta de mamar nas tetas da cabritinha". Sempre são 20 anos. É um verdadeiro "Mestre de Culinária" política a enfeitar a travessa pombalense. Ele tira o quiosque e põe o quiosque às horas que quere e a "vizinha" agradece e fica enternecida com tanta hulmidade, chegando mesmo a esquecer a modesta quantia dos 27 mil euros de ingredientes culinários. Mas também o que são 27 mil euros?Uma avença para um serviço a duplicar? Ok, está esquecido.

    IRRA, o povo é sereno.

    ResponderEliminar
  6. As ovelhas assumiram o erro do pastor....que contra tudo e todos.. resolveu em tempos...gozar com o povo e fazer uma capoeira em pleno cardal...essas ovelhinas... seguidas pelo pastor penitente resolveram deitar abaixo a dita obra...mas claro as custas do povo...e chamam isso arrependimento..???... bem eu com o dinheiro dos outros posso fazer capoeiras e deita las abaixo..assim sempre ajudo os meus amigos empreiteiros....penitencia... era essas ovelhas irem buscar os pastor...e todos juntos como carneirinhos...mandar aquilo abaixo a cabeçada...isso è que era...!!!...muitos vao dizer que isso è tortura..para os ditos animais..entao que tivessem ido buscar umas marretas..e mandarem aquilo abaixo..a custo zero para o povo....isso sim... ja agora um aparte... se o penitente esta a querer emendar tudo o que se foi feito sob a egide de grande pastor... sera que tambem vai devolver as multas que a PMU andou a cobrar de folma selvagem....è que eu tenho dinheiro a haver.. e queria saber ... ...

    ResponderEliminar
  7. Fico contente com a demolição. Esta foi uma promessa que fiz aos microfones da 97FM de que seria a primeira medida a ser tomada, caso ganhasse. Verificamos que essa era, também, uma medida prevista na cabeça de Diogo Mateus. Simplesmente não o podia dizer. Isto é política dirão alguns. Eu direi que é não política...É falta de coluna vertebral. Apetece perguntar a Narciso Mota se mantém a afirmação de que "fui eu que o escolhi". Que povo é este, que povo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva
      A prática política sã é feita de gestos simples e eficazes

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.