7 de junho de 2014

Confraria da treta

Há algum tempo, foi aqui referida a minha "entronização" na Confraria do Queijo do Rabaçal, para a qual entrei por convite do eng.º Rodrigues Marques. O sempre esclarecido Adérito Araújo teceu o seu comentário , ao qual eu na altura respondi. Vejo hoje que respondi mal, e disso me penitencio. Ele admitiu não gostar de confrarias, e eu pelo exemplo que tenho, reconheço as suas razões.
Hoje de manhã irá decorrer o XIII capitulo da Confraria do Queijo do Rabaçal, em Condeixa. Evento para o qual, embora confrade, eu não fui convidado, e do qual só tive conhecimento através da partilha de um outro confrade. Em mais de 3 anos, não sei se houve alguma actividade (mas desconfio que não). Queixei-me a quem de direito de não receber qualquer informação, e só uma vez me responderam, dizendo que terá sido um erro, e que as coisas iriam mudar. Não mudaram.
Agora, neste capitulo, em 2 ou 3 horas vão apresentar contas, promover eleições, empossar novos corpos sociais, fazer um desfile por Condeixa... incrível! Almoço, e assim se encerra 1 ano de actividades (nulas).
Pior, soube que se apresentará uma lista, com a (legítima) expectativa de ser lista única (o que dá um jeito do caraças, que assim não dá trabalhinho nenhum). É evidente que vai haver lista única, pois se este acto eleitoral era um segredo tão bem guardado!
Fico apenas com uma dúvida, quanto à forma de governo desta esvaziada associação: é uma monarquia? Uma oligarquia? Uma inutilidade? Ou é mesmo só uma palhaçada?
Aqui fica pública a minha "desconfradação"...

2 comentários:

  1. Caro Gabriel Oliveira, pois eu não pertenço a nenhuma dessas associações/organizações sociais onde se entra por convite, quantas vezes como prolongamento de outras relações pessoais, sociais ou políticas. Não tenho categoria para ser rotário, lion ou algo semelhante. Muitas vezes me questionei porquê e pensava que, por certo, não possuía competências/requisitos para tal. Restava-me a consolação de ter integrado os corpos sociais dos BVP durante duas décadas, sendo, neste momento, o único conselheiro que nunca foi presidente de qualquer órgão dessa associação humanitária, e na Associação de Amizade Pombal/Biscarrosse só entrei à segunda tentativa. Mas se na casa não consegui ser "santo", eis-me agora, graças a quem veio de fora, chegado à vice-presidência do BNI Liderança, um clube de empresários que reúne todas as terças na Quinta da Concha às 6h45m com o objectivo "givers gain" - trazer negócios para os membros do grupo (http://www.bnicl.com/ e https://www.facebook.com/BNI.Lideranca?fref=ts).
    Por isso, e porque aqui não há uma qualquer organização da treta, aqui fica o convite para assistir à próxima reunião, que excepcionalmente será na quarta-feira.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Caro Gabriel:
    Para não sofrer desilusões, como a sua, nunca aceitei convites para confrarias ou organizações similares que mais parecem sociedades do tipo corporativa ou secretas.

    Fui convidado para a fundação de três organizações aqui em Pombal, vi o espectro social da fundação e pensei não tenho nada em comum com 80% destas pessoas, vou arranjar problemas para mim, isto é só para o penacho! Recusei os convites com delicadeza

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.