25 de abril de 2014

Seis anos de Farpas - Viva a Liberdade!


Faz hoje seis anos que o Farpas viu a luz dos computadores. Um brinde e um cravo a toda a "comunidade Farpas" - designação criada pelos próprios leitores e comentadores - que abriu a janela desta casa para sacudir a poeira que anda por baixo dos tapetes.

Adelino Malho
Paula Sofia Luz
Adérito Araújo
José Gomes Fernandes
Daniel Abrunheiro

"E depois de Abril? Viemos nós, os que nos habituámos a pouco valorizar a liberdade, porque nela crescemos. Os que fomos, aos poucos, cedendo tanto, sem, às vezes, disso nos apercebermos. Os que aceitámos a premeditada censura, ou a auto-censura, como se fosse uma necessária moderação feita à medida e fomos abdicando de falar, de escrever, de pensar, de estar. Mas é tempo de assumir outra atitude. É tempo de afirmar a liberdade, a diferença, a cidadania. É tempo de reflectir, de criticar e de denunciar “progresso da decadência”.
Passados 30 anos, o nosso mundo divide-se – outra vez – por uma cortina de liberdade: entre os que têm a coragem de afirmar a liberdade e os outros, que se escondem atrás do ecrã, no anonimato, à espera da benesse.
Nesta esquina colectiva em que nos juntámos, só há lugar para os primeiros.
Viva a liberdade!"
25 de Abril de 2008

5 comentários:

  1. Parabéns ao blog Farpas! Parabéns à Liberdade de Expressão, que as conquistas de Abril nos trouxeram!
    Esta é uma data que deve ser sempre relembrada, festejada. Permite-nos fazer algo de tão simples hoje, que dantes era uma impossibilidade em ditadura.
    A maior das vitórias de Abril, é podermo-nos expressar sem restrições (dentro da educação e respeito necessários, claro), para poder alcançar o bónus que a democracia oferece: todos contam, todos fazem a Liberdade acontecer.

    Evoco agora uma frase de Nélson Mandela:
    - Tudo parece impossível, até ser feito.

    ResponderEliminar
  2. hoje que é 25 de Abril e Portugal esta como em 1974....A Figura do Prof. Cavaco sem o cravo ao peito, diz tudo... Governado por Fascistas que desprezam o seu povo, valorizando os mercados, o capital e os grandes grupos Empresariais. Não consigo perceber é como Empresários Pequenos e médios ainda tem a desfaçatez de andar com a bandeira cor-de-laranja na mão. Desculpem este meu desabafo mas eu também ja andei enganado até ao dia que decidi entregar o meu cartão laranja á Direcção Nacional do PSD. O PSD, Social Democrata, de Sá Carneiro em que eu acreditava morreu. Hoje são uma cambada de meninos mimados que nunca souberam a dificuldade em colocar um prato de sopa na mesa. São uns Fascistas Neoliberais.

    ResponderEliminar
  3. Contra os muros no pensar, viva o 25 de Abril!

    ResponderEliminar
  4. Amigos, companheiros e camaradas, boa noite.
    O que é que querem que eu vos diga?
    Parabéns?
    Ando demasiado triste para vos dar os parabéns.
    Abraço

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.