23 de dezembro de 2013

Pão e Circo


A política do Pão e Circo foi introduzida pelos líderes romanos com o intuito de manter a ordem estabelecida e conquistar o apoio dos súbditos. Por se ter mostrado muito eficaz tem sido replicada até aos dias atuais.

Maquiavel dissertou profundamente sobre a estratégia que o Príncipe deveria seguir para se manter no poder: se é melhor ser amado que temido ou o contrário. E depois de identificar os riscos associados a uma e outra concluía: “as amizades que se adquirem por dinheiro, e não pela grandeza e nobreza de alma, são compradas mas com elas não se pode contar e, no momento oportuno, não se torna possível utilizá-las”.

2 comentários:

  1. Desejo um Santo e Feliz Natal a todos os Farpeiros Pombalenses!
    Que nunca vos falte o amor, a saúde, a paz, em comunhão com as vossas famílias.
    Em tempo de Paz, eu faço sempre tréguas à minha língua afiada, por muita hipocrisia que isso represente em algumas pessoas. Interessa é aquilo que assumo, não aquilo que pareço.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.