17 de abril de 2013

Sessão de esclarecimento


Na sequência do post “ETAP mais uma vez”,  a direcção da Escola Tecnológica Artística e Profissional de  Pombal convocou o seu autor para uma reunião, no sentido de esclarecer as questões colocadas no post. O José Gomes Fernandes fez questão de se fazer acompanhar pelos d'a Casa, o que foi aceite pela Direcção da ETAP. A reunião aconteceu ontem, ao final da tarde.
O Farpas foi recebido ao mais alto nível: pela Direcção e pelos accionistas da Escola. Depois de uma visita guiada pelas instalações, a reunião decorreu, durante cerca de 3 horas, em clima colaborativo. A direcção e os accionistas da Escola responderam a todas questões colocadas pelos Farpeiros.
Desta forma, desfizeram-se dúvidas e ficámos a conhecer melhor a realidade da escola.  Saúda-se esta nova postura de transparência.

12 comentários:

  1. Saúda-se pois! E as conclusões da visita de estudo à ETAP? O companheiro José Gomes Fernandes mantém a sua posição ou vai pedir desculpa pelo que escreveu? Aqui no canil estamos todos a dar ao rabo ansiosos para saber.

    ResponderEliminar
  2. Boas
    Estamos todos à espera que o osso caia!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde
    Cá para mim o negócio está feito, aguardamos o pedido de desculpas ou um esclarecimento pela direcção da ETAP, aqui neste blog!

    Também sei que o Sr. JGF não é fácil de comprar! fico expectante !

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde
    Cá para mim o negócio está feito, aguardamos o pedido de desculpas ou um esclarecimento pela direcção da ETAP, aqui neste blog!

    Também sei que o Sr. JGF não é fácil de comprar! fico expectante !

    ResponderEliminar
  5. O Gabriel Oliveira entende que os esclarecimentos devem ser prestados à população em geral e não apenas aos membros do "farpas". Tem absoluta razão; os esclarecimentos devem ser prestados a todos os cidadãos para que a gestão da ETAP seja transparente.
    Aos que nos deslocámos à ETAP, foi-nos exibido um documento, como sendo o balanço de 2010, onde as contas eram apresentadas com um passivo correspondente a crédito de igual valor no ativo.
    Muitas outras questões foram colocadas e respondidas e muitas outras ficaram por fazer. Logo que tenha oportunidade irei ouvir outras opiniões, em contraditório, sobre as questões colocadas e respondidas e sobre as que não foram abordadas para poder transmitir as minhas conclusões.

    ResponderEliminar
  6. Eventualmente o valor dos activos foi recentemente inflacionado ( talvez uma reavaliação do imóvel onde funciona a escola).
    Para essa corja é fácil pintar a escola de cor de rosa, quando ela está bem negra.
    Faz-me lembrar uma anedota:
    Perguntaram a um matemático quanto era 1+1, e ele respondeu que eram 2,
    fizeram a mesma pergunta a um advogado, ao que ele respondeu que achava que eram 2, e por último perguntaram a um economista quanto era 1+1.
    E a resposta foi: Quanto é que que que seja?

    O importante é saber qual é o verdadeiro valor do passivo, ou então um dia destes vão ter de vender o edifício para continuar a manter a corte da rainha da gramela.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia!
    Caros farpeiros, em Particular Pica miolos
    Estávamos todos à espera do osso e ele não caiu
    O imobilizado vale o que vale deprecia-se ou valoriza-se consoante a lei em vigor e pode até estar totalmente amortizado.

    A ETAP é uma entidade com capitais privados e dos contribuintes, logo , todos nós temos por obrigação saber o que se passe naquela entidade.

    Parece-me que o importante aqui era saber se há esbanjamento de capitais, como aqui já se insinuou, quais os fluxos financeiros e encargos inerentes e necessários ao exercício da actividade, se há acréscimo ou decréscimo de alunos, que cursos são ministrados e viabilidade da empregabilidade dos formandos, ou seja: que projecto têm a escola? o projecto é viável?.

    ResponderEliminar
  8. Passaram 12 dias desde o vosso elogio à transparência da ETAP, e eu confesso que ainda não vi evolução nenhuma. Ainda não percebi oque mudou neste último mês, para os munícipes que tinham dúvidas a esclarecer em relação à forma como a gestão da ETAP se processa.
    Ou me falta inteligência, ou vos sobrou boa-vontade ou precipitação no elogio.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.