1 de abril de 2013

Adivinha quem voltou?

Foi um domingo de Páscoa em cheio. Pelo menos até a GNR decidir cortar o trânsito e impedir os mirones de apreciarem aquele espectáculo único. Quer dizer, o primeiro destes desde a inauguração do Parque Verde do Açude, há coisa de um ano.

Dizem os entendidos (aprendizes de iluminados e pseudo-intelectuais) que não podemos impedir a força da natureza, mas devemos prevenir para não remediar. E há (havia) cuidados a ter em conta. Ou então não. Ou então isto chama-se planeamento e visão estratégica, pois que o passeio ribeirinho se transformou em passeio marítimo. Venham as docas, antes das eleições, vá. Perante os atrasos evidentes nas obras do Cardal, talvez seja uma boa alternativa para o dossier inaugurações do Bodo.

7 comentários:

  1. Ao que parece a nossa amiga Paula Sofia Luz preferia que a GNR nao tivesse impedido as pessoas de irem aquele espaça. Aposto aqui que se tivesse acontecido alguma infelicidade naquele local a nossa amiga ia criticar a actuação da camara e da GNR. Continuo é sem perceber qual a necessidade de falar nas eleições. Ao que parece a Paula está mais preocupada com isso do que aqueles que diz só fazem as coisas por interesses politicos e em ano de eleições. Na minha modesta opinião, acho que o Eng. Narciso Mota não devia fazer nenhuma obra no concelho, podia ser que assim não andassem para ai passarinhos ou ate passarinhas a criticar. Engano-me? Ou será que iam criticar na mesma por o nosso presidente não fazer nada.

    ResponderEliminar
  2. Em Pombal cheias - culpado Narciso Mota
    Em Soure cheias - culpada a Natureza
    Em Leiria cheias - culpada a Natureza
    Centenas de cheias em Portugal - culpada a natureza.

    ResponderEliminar
  3. Agora que o Relvas foi estudar, até o sol voltou.

    ResponderEliminar
  4. O meu caro amigo Ribeiro da Silva tem uma tendência natural para narcisar.
    Leia lá outra vez o texto, vá.

    ResponderEliminar
  5. Cara Paula Sofia.
    Eu não narciso... sob este aspecto está muito enganada.
    Quanto ao seu post acho que da sua parte houve uma crítica possivelmente excessiva. Apesar de tudo o meu respeito e admiração por si mantêm-se plenamente.
    Como não tenho tido a sorte e o prazer de me cruzar consigo aproveito para enviar os meus melhores cumprimentos.
    Desejo par si as melhores venturas profissionais e pessoais,

    ResponderEliminar
  6. Caro amigo Carlos Ribeiro
    A questão que se coloca é saber se era ou não razoável prever os efeitos das cheias sobre as obras executadas. Saber se pessoas avisadas, como deveriam ser o autor do projeto e os representantes da dona da obra, estudaram as alterações dos caudais do rio e acautelaram as consequências ou se apenas se preocuparam com os aspetos estéticos a obra.
    Parece-me que, neste caso, foi mais um projeto do indivíduo autointitulado de “homem prático”, avesso aos teóricos e intolerante com críticos. Falamos do indivíduo que diz que os projetos existem apenas na sua cabeça, com os habituais prejuízos para os contribuintes.
    As causas e as consequências dos danos na obra e a responsabilização dos autores do projeto e dos políticos locais foram as questões que o meu amigo revelou claramente pretender branquear. Seria interessante atrever-se a discutir estas questões em todas as perspetivas…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É precisamente isso que digo, JGF, Carlos Ribeiro da Silva: "dizem os entendidos que não podemos impedir a força da natureza, mas devemos prevenir para não remediar". Como bem sabe, o presidente percebe de tudo. É ele o técnico. E eu, que não sou técnica nem percebo nada de obras, sei de como foi avisado para eventuais danos que poderiam resultar da imprudência. Acredite que considero o corredor ribeirinho e o parque verde do Açude como uma das coisas de jeito que ficam destes 20, pese embora ter demorado tanto a fazer (e ainda por cima com estas lacunas). Parece-me, sinceramente, que demorar décadas para fazer uma obra destas é tempo bastante para planear em condições. Da mesma maneira que era exigível algum cuidado com o tipo de equipamento do pseudo-parque infantil, onde entretanto se magoaram crianças. Deduzo que tenha sido por isso mesmo que foi arrancado, há meses. Eu compreendo que quem circunda e bajula o presidente, lhe mostra sorrisos largos e decotes não pode adverti-lo para coisa nenhuma. Mas ele sabe que foi avisado. Por isso, todo o teatro do dia de Páscoa que lá foi fazer, depois do rio galgar e arrancar a estrada, era evitável, sim.

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.