1 de junho de 2011

Empate técnico


Os eleitores estão divididos: votar no PS dos sucessivos PECs ou no mais liberal PSD de sempre? Dar a vitória à arrogância de Sócrates ou à inexperiência de Passos? Contrariamente à arrogância, a inexperiência até poderia não ser um defeito, não fosse o homem ser tão permeável às ideias da ala mais radical do PSD e assumir, com toda a naturalidade, a privatização das Águas de Portugal e dos CTT.


A privatização de empresas que prestam um serviço social é imoral e perigosa. É um absurdo pensar que o estado, por má gestão ou incompetência financeira das empresas privadas, possa vir a permitir que o abastecimento de água ou o serviço postal deixem, simplesmente, de operar. E os “comedores de dinheiro” sabem disso! Veja-se o que está a acontecer com a banca. Não podendo falir, os contribuintes pagam (e vão continuar a pagar) todas as asneiras feitas pelos seus gestores.


“Contrariamente à teoria económica e ao mito popular, a privatização é ineficiente”. Quem o diz não sou eu: é Tony Judt no seu brilhante livro “Um tratado sobre os nossos actuais descontentamentos”. Uma excelente leitura para este período pré-eleitoral.

1 comentário:

  1. Excelente leitura, sim, sem dúvida.

    Mas quanto às privatizações, tendo dúvidas sobre se ainda há assim tantas que prestem "um serviço social" (sendo que em relação aos CTT e usando a insuspeita Economist, raros têm sido os sítios onde os correios privatizados melhoraram). Em relação às Águas de Portugal tenho muitas dúvidas, mas também penso que não é a privatização que irá resolver o futuro.

    Admito contudo que há outras que devem ser privatizadas por serem sorvedouros de dinheiro e permitirem ou ajudarem monopólios que não ajudam o consumidor/contribuinte, com TAP e ANA à cabeça, por exemplo. Noutras avançaria para privatização parcial: RTP e RDP, acabando com a constelação de canais e rádios que fazem o mesmo que os privados e garantindo espaço público para que os estes não fazem.

    Sobre a arrogância vs inexperiência, prefiro nem falar.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.