26 de novembro de 2010

Ainda o Orçamento Histórico

É a soma de meio embuste e meia artimanha. É embuste porque não será, em grande parte, concretizado. E é artimanha porque esconde, por detrás do pseudo intuito realizador, um estratagema para cortar as asas ao novo presidente da câmara.
É verdade que a parte do orçamento que engloba o Plano Plurianual de Investimentos (PPI) assenta, em grande parte, em projectos financiados pelo QREN. Mas é igualmente verdade que a câmara, para os executar, vai ter que se endividar fortemente, e, no contexto actual, dificilmente conseguirá o volume de financiamento de que necessita para executar os projectos. Assim, infelizmente, uma parte significativa dos projectos anunciados ficará no papel, o que é mau porque a maioria deles é necessária.
Narciso Mota protelou ao longo dos vários mandatos os investimentos estruturantes (Saneamento, Sistema de Abastecimento de Água, Centros Escolares, Parque Verde, Despoluição do Rio Arunca, etc.) porque sempre lhe interessou mais a gestão populista, assente em obras de fachada e na subsídió-dependência, e arcaica, que se vangloriava do baixo endividamento (suposto indicador de boa gestão). No entanto, aparece agora, a propagandear um orçamento histórico de 70 milhões de euros, que vai obrigar a câmara a endividar-se fortemente. Porquê agora? Não teria mais racional realizar os investimentos estruturantes há dez ou quinze anos atrás, quando as percentagens de financiamento comunitário e as receitas próprias da câmara eram maiores e o financiamento era mais fácil e mais barato? A que se deve esta mudança radical de politica de endividamento? Ao peso na consciência de quem protelou desnecessariamente investimentos estruturantes (muito exigidos e muito prometidos) ou a um estratagema para esgotar rapidamente a capacidade de endividamento da câmara e assim cortar as asas ao sucessor?
Mais uma vez, alguns investimentos vão realizar-se não por convicção ou por razões económico-financeiras mas por capricho. É esta a nossa sina: no País e no Pombal.

2 comentários:

  1. Porquê? Porque quer meter areia ja na engrenagem do sucessor, seja ele de que Partido for. O unico Partido desse senhor é o NFM, deixar aquela cadeira só mesmo pela força da lei. Vai sair mas sai contrariado.

    ResponderEliminar
  2. Companheiro Adelino Malho, bom dia.
    Desculpa-me de eu me “pendurar” neste teu post a fim de dar notícias do nosso amigo Ernesto Andrade.
    Mais uma vez ele convidou um grupo de amigo para, ontem à noite, na sua casa nos Netos, confraternizarmos e deliciarmo-nos com uma cabidela regada com um néctar de acordar mortos.
    O Mário também primou com coxas de galo enroladas em couve. Também estavam deliciosas.
    O Ernesto convidou, também, o Engº Narciso Mota que, por uma questão de agenda, não pode estar presente mas que lhe fez chegar um saco com as edições da Câmara para que este ilustre emigrante se possa lembrar de Pombal, nos Estados Unidos.
    O Ernesto agradeceu, tendo eu sido o fiel transportador.
    Ernesto, Obrigado e um bom regresso ao teu posto de trabalho, nas terras do Ti Sam.
    Abraço.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.