22 de maio de 2009

It`s the economy, stupid!

Foi o slogan utilizado por Bill Clinton, com sucesso, nas eleições presidenciais de 1992. Com o país em recessão, provocada pelo enorme esforço de guerra e por uma política fiscal agressiva que asfixiava as famílias e as empresas George W. Bush foi derrotado sem apelo nem agravo.
Em Pombal a realidade económica é cinzenta, muito mais cinzenta do que no País, mas as coisas tendem a agravar-se. Os próximos anos vão trazer à tona as verdadeiras debilidades do concelho e evidenciarão os erros e as omissões da governação de Narciso Mota. O concelho não se desenvolveu porque faltou enquadramento estratégico às políticas e medidas tomadas, não se aproveitaram recursos endógenos nem as vantagens comparativas relativamente a outros concelhos ou regiões e não houve nenhum esforço para captar investimento, nomeadamente o de carácter estruturante. A economia local vai ser fortemente afectada pelo profundo abrandamento do sector da construção, à volta do qual esta girou nas últimas décadas, pela provável falência de indústrias de referência e pelo fraco valor acrescentado dos serviços.
Há 2 ou 3 anos este cenário era bem visível e muitos câmaras, mais conscientes do que a nossa, começaram a aliviar a carga fiscal. A nossa agravou-a brutalmente.
Assim temos, cada vez mais, uma Câmara rica e um concelho pobre.
Por quanto tempo mais?

2 comentários:

  1. É a politica sectarista que temos no nosso concelho. Onde está o tratamento democratico do Engº Narciso Mota: http://www.radiocardal.com/detalheNoticias.php?id=2203

    ResponderEliminar
  2. Salvo seja, Camara Rica para alguns, concelho pobre para a maioria, claro quem paga!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.