19 de maio de 2009

Ainda as Pedreiras

Para além das dimensões que o Adelino Malho aqui indicou e onde se centra grande parte da questão, há áreas de intervenção que não devem ser esquecidas: os esforços de alguns para que a Sicó continue a ser esquartejada, nomeadamente através de petições como a que SM colocou em comentário e que eu aqui desvio para um lugar mais de destaque. De facto, podemos nem concordar com todos os pormenores, mas todos os esforços para se discutir a Sicó, aproveitando toda a potencialidade que esta zona tem, devem ser feitos. Por isso, se concordarem, assinem a seguinte petição:

Quanto à nova estrada de acesso à pedreira, questionei o executivo numa Assembleia Municipal sobre o impacto da mesma. Houve logo quem achasse que estaria a ser fundamentalista e contra o progresso (o libelo habitual face à ausência de argumentos válidos ou a inabilidade em escutar os outros), mas foi o próprio Presidente que afirmou que se procuraria evitar o máximo de impacto, sendo certo que não haveria ainda um traçado definitivo. Neste momento, ignoro os desenvolvimentos, mas parece pouco lógico que um dos sítios naturais mais bonitos (e com mais incentivos, podia até ser mais procurado) da freguesia possa ser posto em causa por um equipamento daqueles. E antes que alguém venha afirmar que se põe a natureza à frente das pessoas, uma estrada para a pedreira por ali ainda continuaria a afectar populações. Para evitar situações em que erros do passado têm de ser corrigidos seria bom saber-se que, de futuro, se planeará melhor.

3 comentários:

  1. Quem são as empresas que exploram as pedreiras, alguem me pode dizer o nome?

    ResponderEliminar
  2. Os 3 "monstros" da extracção de calcário no concelho de Pombal são:

    -> Iberobrita (Grupo Julio Lopes) -> Pedreira Barrocal
    -> Sicobrita (Carrilho) -> Pedreira de Sicó
    -> Domingues e Contente -> Pedreira Redinha

    ResponderEliminar
  3. Meus senhores; Sabem que é a empresa que maior volume de obras faz para a camara municipal, na area do asfaltamento de estradas( alcatroamento de estradas)?. Não?. pois é o Julio Lopes! Tambem é verdade que é um grande apoiante de Narciso Mota, principalmente na altura da campanha eleitoral.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.