5 de março de 2009

O estranho caso da blogosfera de Pombal

O Farpas é, provavelmente, o blogue de maior longevidade na história da blogosfera em Pombal. Lembro-me, assim de repente, dos que morreram quase à nascença, dos que escreveram a sua curta história debaixo do anonimato, dos que se viram forçados a a fazer logout.
Tenho para mim que o caso do Farpas se deve essencialmente a dois factores: a autoria assumida e - talvez essencial - a independência profissional de cada um dos da casa relativamente aos poderes instituídos. Daí que o anonimato nos comentários (que à força de conhecer há anos os estilos de escrita de muita gente identifico sem esforço) não me incomode, mas desgoste. Sobretudo quando percebo que começa a espreitar o fantasma que - à boa maneira de Pombal, sic Rodrigues Marques, honra lhe seja feita pela frontalidade e pela frase que adoro - gosta de discutir questões pessoais em vez de outras. Estou-lhe a ver o rabo de fora.
Porque todos temos presente a história do "Pombalog", que manchou definitivamente a liberdade de expressão em Pombal.

8 comentários:

  1. Um pequeno reparo que não afecta a verdade do post: da blogosfera exclusivamente Política (com letra grande).

    ResponderEliminar
  2. QUE HÁ COISA HÁ!

    O nosso ex. vice presidente, actual vereador faltou á última Assembleia Municipal. Poucos notaram...mas como se debateu o plano anti-crise de Pombal esses poucos pensaram....falta cá o grande obreiro deste plano. Pois faltava! Estava onde? Em Paris! Surpresa: foi acompanhar ou acompanhado por um conhecido ex.empresário de Pombal, que já fez parte da dita Assembleia, mas que depois amuou e acabou por ser adversário da actual maioria. Férias? Trabalho? Resumindo: não há almoços de borla! Nem viagens! Que há coisa há!

    ResponderEliminar
  3. O dito ex empresário, ex candidato do CDS/PP não requereu o licenciamento de uma obra no parque industrial da Formiga?

    ResponderEliminar
  4. Parece um freeport à escala local. Mas não. O terreno não estará em REN ou estará?
    E a culpa também é do Sócrates?

    ResponderEliminar
  5. Acho que o José não foi à feira da agricultura de Paris, nem o tio mas logo tinham de aparecer um ex empresário e um vereador de Pombal. Cumplicidades/Amizades.

    ResponderEliminar
  6. Mas que coisa...incomodar o sr. vereador. Poderá ele provar que pagou a sua viagem? Estas forças do bloqueio são lixadas...Foi representar o municipio? Uma coisa tenho quase a certeza: O ti Narciso ficou concerteza com as orelhas a arder.

    ResponderEliminar
  7. A ser verdade esta história estamos perante um caso muito sério. Vamos aguardar que seja desmentida pelo porta voz do psd neste blog.
    lembram-se da história do relógio em ouro?
    O homem não aprende...

    ResponderEliminar
  8. Isto é que está aqui uma grande "sopa"!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.