14 de julho de 2008

Lição Cívica

Tive conhecimento do projecto PALUMBAR, que terminou com um relatório final de proposta de uma pousada “Divertida e Amiga do Ambiente” para Pombal. É um exemplo que me faz renovar esperanças naqueles que já vejo como a geração posterior à minha.
Parabéns aos alunos pela iniciativa, capacidade analítica, consciência crítica, pelo enquadramento local e global que deram ao projecto e por uma redacção escrita exímia. Parabéns à professora pelo alto exercício de formadora cívica.
É com mais projectos destes, desde tenra idade, que se pode combater o crescente e temido desinteresse político dos jovens.
Espero, acima de tudo, que os nossos políticos locais o saibam valorizar, não apenas pelo conteúdo, mas, acima de tudo, pela iniciativa, que encerra uma das preciosidades do bem fazer política: saber ouvir os outros.
Quando se ouve as várias partes interessadas num projecto, conciliando interesses, valorizando opiniões e tentando encontrar consensos, o resultado será melhor e mais sentido por todos.
E quem sabe este não seja o mote para uma série de projectos futuros de área escola, que estudem outros aspectos de Pombal. Deixo já uma sugestão, para reflectirem sobre o seguinte paradigma: como aliar a evolução e modernidade social à preservação da tradição e identidade local das Festas do Bodo, sem enveredar pela moda plástica e inócua do mediatismo?

1 comentário:

  1. Muito bom, de facto, especialmente - sem descurar as boas ideias, claro - o português e o bom encadeamento lógico das iniciativas. E, se as esperanças da Dina nas novas gerações se renovam, as minhas só agora despontam. Uma surpresa, de facto. Espero apenas que este trabalho tenha realmente influenciado os autores.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.